Depois de ler Jogos Vorazes pela primeira vez, entendi o que era distopia. Na época, eu ainda estava me familiarizando com os gêneros literários e após descobrir esse em especial, fiquei fascinada com o que ele podia oferecer. Desde então, busquei livros do gênero, como é o caso de O Ceifador do autor Neal Shusterman.
Vi esse livro pela primeira vez na livraria e a capa logo me chamou a atenção. Após ler a sinopse e ver que se tratava de uma distopia, automaticamente ele entrou na minha lista de desejados. Conferi algumas resenhas do livro e só via elogios. Isso só aumentou as minhas expectativas.
Sinopse:
“A humanidade venceu todas as barreiras: fome, doenças, guerras, miséria… Até mesmo a morte. Agora os ceifadores são os únicos que podem pôr fim a uma vida, impedindo que o crescimento populacional vá além do limite e a Terra deixe de comportar a população por toda a eternidade. Citra e Rowan são adolescentes escolhidos como aprendizes de ceifador – um papel que nenhum dos dois quer desempenhar. Para receberem o anel e o manto da Ceifa, os adolescentes precisam dominar a “arte” da coleta, ou seja, precisam aprender a matar. Porém, se falharem em sua missão – ou se a cumplicidade no treinamento se tornar algo mais -, podem colocar a própria vida em risco.”
O Ceifador é um livro com uma história que te prende do início ao fim.
Como eu disse acima, as minhas expectativas para esse livro eram altíssimas. Para a minha surpresa, a história conseguiu superar todas elas. O Ceifador é um livro com um história que te prende do início ao fim.
A história foi muito além do que eu esperava dela e tem um excelente desenvolvimento. São muitas reviravoltas e você não tem ideia aonde tudo irá terminar. O livro é excelente e definitivamente virou uma das minhas distopias prediletas.
Uma história cheia de reflexões
O livro traz muitas reflexões sobre onde iremos parar e qual o verdadeiro sentido da vida. Nessa distopia, as pessoas não morrem mais. Encontraram um meio de curar doenças, reconstruir pessoas após um acidente, enfim, a morte só pode vir pelas mãos de um ceifador.
O mundo é dirigido pela Nimbo-Cúmulo, não mais por meio da política e tudo parece perfeito. Não existe mais fome, todos tem acesso ao que precisam e querem, porém a única coisa em que a Nimbo não se envolve é na Ceifa.
Confira a resenha do livro Prova de Fogo do autor Eric Willson.
A Ceifa
O ponto central da história é sobre a ceifa. Os protagonistas Rowan e Citra se tornam aprendizes de ceifadores, que são pessoas selecionadas e responsáveis pelo “equilíbrio” populacional. Se não há mais mortes, então o nível populacional só tende a aumentar. Os ceifadores tem a responsabilidade de selecionar pessoas sem preconceitos ou preferências para a colheita, que no caso, seria a morte.
Um ceifador precisa ser uma pessoa que não gosta do que faz, mas que deve entender que isso, de certa forma, é necessário. Citra e Rowan precisam aprender sobre a nossa época, que eles chamam de era da mortalidade. Então eles veem sobre as artes, religião, biologia, história, etc. Além das aulas de lutas, uso de armas e venenos.
Confira a resenha do conto Cale-se Para Sempre da autora Renata Lustosa.
Personagens que te envolvem e te levam a conhecer mais sobre aquela Era.
O livro não se prende apenas aos protagonistas, ele envolve um grupo de pessoas de forma perfeita. Cada um tem seu momento na história e temos a chance de aprender e acompanhar um pouco mais sobre cada um.
Isso é uma das coisas que mais gostei no livro, ele não foca apenas nos dois principais, mas ele dá o devido tratamento e atenção a todos os envolvidos.
A ceifadora Curie e o Faraday são misteriosos e atraem a sua atenção. Cada ceifador escolhe o nome de uma pessoa importante da Era da mortalidade, então na história você vê diversos nomes conhecidos como Mandela, Sócrates, etc.
Confira também o post sobre amadurecimento na vida literária.
4 Motivos para te convencer a ler essa obra maravilhosa:
A história é realmente incrível e é uma distopia diferente de todas as que eu já li. Ela traz algumas semelhanças com o Admirável Mundo Novo, mas consegue criar algo próprio e único. É impossível começar a ler e não se envolver com a história.
Caso você ainda não tenha lido ou cogitado ler, gravei um vídeo para o canal com 4 motivos, mais um bônus, para te convencer a ler essa incrível obra distópica:
Gostou do vídeo? Já é inscrito no nosso canal no Youtube? Não deixe de se inscrever para acompanhar vídeos novos toda semana.
Não deixe de me seguir no Instagram: leticiamateuzi
E por fim…
Espero de alguma forma, ter te convencido a ler essa história, pois o livro é excelente e merece ser lido. Em breve iniciarei a leitura do segundo e não poderia estar mais ansiosa.
Se você gosta de distopias, dê uma chance para O Ceifador, pois esse livro é ótimo e envolvente.
Se interessou? Garanta o seu exemplar pela Amazon, clicando aqui.
Um grande abraço!
Leave a Reply