Uma das primeiras coisas que chamam a minha atenção em um livro é a capa. Esse foi o meu caso com Peripécias de uma estudante de moda – 1º Semestre. Depois de ter amado o primeiro livro, naturalmente estava super ansiosa pela continuação. Quando o livro finalmente foi lançado, eu tinha uma pilha enorme de leitura na frente. Já foram lançados ao todo quatro semestres e eu só consegui pegar para ler o segundo agora.
Sinopse:
“Muita coisa pode acontecer em trinta dias, só que Susana jamais imaginava que tanto…Depois de esperar ansiosamente pelo fim das férias para reencontrar Eduardo, a garota descobre que talvez pode ser tarde demais para revelar o que sente por seu melhor amigo e colega de turma.Ao mesmo tempo, ela precisa lidar com os novos desafios que o segundo semestre da Faculdade de Moda proporciona. Dividida entre trabalhos de história, desenhos técnicos e até mesmo um concurso, ela mal percebe o quanto sua vida está prestes a mudar para sempre.”
Novo semestre, novas aventuras
Nessa segunda fase escrita por Lidia Rayanne, a mesma autora de Romance em San Marino (confira a resenha aqui!), temos o inseparável grupo de Susana se preparando para mais um semestre na faculdade de moda. Algo que acho muito legal desde o primeiro livro, é a explicação sobre cada aula e atividade que eles tem na faculdade. Para quem vê de fora, moda parece algo simples e fácil, mas através das experiências dos personagens, reparamos que as coisas não são tão simples assim.
Quer conferir a resenha do primeiro livro? Clique aqui.
Fiquei animada em ver o primeiro capítulo sendo narrado pelo Eduardo. Isso é muito importante para o decorrer da história, pois conseguimos entender melhor o que se passava na cabeça dele depois do ocorrido no final do primeiro livro. Confesso que gostaria de ter visto mais capítulos narrados por ele, teria sido interessante.
A Susana começa a passar por desilusões amorosas como toda garota na vida já passou: medo de não ser correspondida, ver o rapaz que ama com outra garota e ser obrigada a esquecê-lo. Claro que durante a leitura eu fiquei muito irritada com ela e com o Eduardo por não deixarem o orgulho de lado e falarem logo o que sentem, mas nenhum dos dois teve essa coragem.
Ao contrário do primeiro livro em que tudo era novidade, esta continuação pareceu um “livro de passagem” para algo maior. Afinal, continuamos a acompanhar a jornada de Susana e seus amigos nas aulas, além de vê-la brigar com seus próprios sentimentos. Mas não dá para exigir um avanço muito rápido da personagem, pois por experiência própria, o rito de passagem da escola para a faculdade não te faz amadurecer de uma hora para a outra. A experiência faz isso com você. E sinto que a Susana está percebendo isso também e está crescendo aos poucos.
Conheça outros títulos da autora clicando aqui.
Senti que a união dos amigos está um pouquinho mais frágil nesse livro. Obviamente, por terem personalidades e ideias diferentes, eles irão divergir uns dos outros nos trabalhos da faculdade, nada mais natural, mas acho que tive essa percepção, pois a Susana sempre foi mais próxima do Eduardo do que das outras meninas e como ela é mais reservada, talvez faça com que as meninas não fiquem tão em cima dela. Talvez eu esteja errada, mas foi a impressão que tive durante a leitura.
O final me deixou um pouco chocada, principalmente por ter sido completamente inesperado. Quase comprei o terceiro livro na mesma hora para saber o que acontece em seguida, mas ainda não o fiz porque já tinha outra leitura na frente.
Peripécias de uma estudante de moda – 2º semestre é um livro tão gostoso de ler quanto o primeiro. A cada avanço, o leitor se sente parte da turma e do curso. Dá até vontade de fazer os trabalhos com eles. Não vejo a hora de ler o 3º semestre. Ficou interessada na leitura? Compre aqui o primeiro e o segundo livro.
Um grande abraço.
Leticia Mateuzi
Oba! Que bom que você gostou! Ai meu Deus, quero ler os outros em breve e ver o que aguarda para a Susana e o Eduardo! <3
Lídia Rayanne
Ahhh Letícia, amei demais sua análise sobre esse segundo semestre! E sim, você está certa em suas suposições. Muita coisa ainda aguarda esse grupo nos próximos semestres <3