Preciso ter muitos livros para criar um bookstagram? Essa é uma pergunta que já respondi algumas vezes durante esses anos falando sobre o assunto. E se você se pergunta a mesma coisa, continue lendo que vou tirar essa dúvida de uma vez.
É preciso ter muitos livros para criar um bookstagram?
Não. Na verdade, você não precisa ter um livro sequer se quiser falar sobre suas leituras no bookstagram. Mas, você deve estar se perguntando, “E quanto as fotos? Como ter um bookstagram sem fotos de livros?”. Bom, para isso existe as artes.
Algumas pessoas preferem ou não tem condições de comprar milhares de livros para ter uma estante cheia em casa. Não tem nada de errado nisso. Sem contar que isso não te impede em nada de ter um bookstagram.
Existem algumas formas que você pode adotar para compartilhar suas leituras no bookstagram sem a presença do livro físico.
Crie artes no Canva com as fotos dos livros para o seu bookstagram.
Uma forma criativa é fazer designs no Canva e nela incluir a capa do livro que você deseja falar. Você pode criar um carrossel ou mesmo uma imagem única contendo a capa do livro e talvez acrescentar algumas informações, como no exemplo abaixo:
No caso do carrossel, você pode usá-lo para fazer a sua resenha ali mesmo e adicionar informações extras na legenda (que nunca deve ser ignorada). Dá mais trabalho e exige mais criatividade e tempo do que uma foto, mas também traz ótimos resultados.
Você também pode economizar tempo e criatividade tendo disponível dezenas de artes para o bookstagram feitas no Canva gratuito, além de 50 títulos de conteúdo para o bookstagram. Quer saber mais? Só vem e comece a arrasar!
Tire foto de um livro aleatório com itens de decoração e depois acrescente uma capa diferente.
Outra exemplo é tirar uma foto normalmente como se o livro estivesse ali para somente depois, na hora da edição, mudar a capa do mesmo. Isso acontece muito quando se quer colocar uma capa colorida em uma foto contendo um kindle ou outro leitor digital.
Tenho um vídeo no meu canal onde ensino a fazer esse tipo de edição, é só trocar o kindle por um livro e fazer os ajustes na edição.
Você não precisa ter muitos livros na sua casa, mas pode pegar emprestado na biblioteca.
Se mesmo assim você prefere fotografar, um meio é pegar o livro emprestado na biblioteca da sua cidade ou até mesmo já tirar a foto no local (por sinal, se precisar de algumas dicas de fotografia e ideias de conteúdo, veja este artigo.). Se não houver acesso a nem uma biblioteca (o que é o meu caso), o jeito é pedir o livro emprestado para os amigos ou comprar em alguma promoção on-line ou sebo.
Para tudo se dá um jeito. Aliás, se você for se dedicar a tirar fotos para o seu bookstagram, cuidado para não cometer estes 4 erros comuns.
Grave um reel e acrescente a foto do livro na edição.
Se você gosta de gravar e tem domínio de edição de vídeo, outra forma de compartilhar suas leituras no bookstagram é através dos reels. Durante a edição você pode inserir a foto de capa do livro e falar sobre ele. Não será preciso criar uma arte completa no Canva, mas será útil entender ao menos um pouco dos aplicativos de edição de vídeo.
Agora você tem outras alternativas para usar no bookstagram.
Então, respondendo a pergunta do título, não, não é preciso ter muitos livros para criar um bookstagram. É perfeitamente normal e fácil ter uma conta com imagens e vídeos incríveis sem a presença do livro físico. Isso não precisa ser algo que te limite.
Nessa situação, é claro que a criatividade exigirá um pouco mais de você, mas nada que seja impossível de fazer.
Me conte, você faz parte do time que tem uma coleção de livros ou dos que preferem não ter?
Um grande abraço.
Leave a Reply