Ansiedade e medo me cercavam quando decidia se recomeçar um perfil do zero no Instagram era mesmo a coisa mais sensata a se fazer. Por que jogar três anos de conteúdo fora para recomeçar? Valeria a pena mesmo? Decidi arriscar e vou te explicar o motivo.
A história do Dica Literária
Criei o Dica Literária há cerca de três anos, porém no início ele se chamava Smiles Of a Girl, devido a um blog antigo que eu tinha. Mudei o nome, pois ele fazia muito mais sentido com o assunto que era falado no blog e nas mídias sociais.
Antes mesmo da mudança de nome, decidi criar um Instagram literário, porém era apenas para compartilhar minhas leituras, já que eu não fazia ideia de que realmente haviam perfis voltados apenas para a literatura.
Dois dias depois de ter criado a minha conta, uma mulher entrou em contato comigo e disse que gostaria de passar o perfil dela para mim, pois ela não teria mais tempo para mexer. Fiquei na dúvida, pois não sabia se isso era algo legal de se fazer. No fim, acabei aceitando e o perfil dela com 1.200 seguidores veio para mim.
Falta de engajamento e crescimento

Permaneci com esse perfil firme e forte e fui postando conteúdo todos os dias (ou na maioria deles). Após o surgimento dos stories, tentei me adaptar e logo estava criando conteúdo não só no feed, mas nele também. Porém meu engajamento foi diminuindo conforme o tempo.
Para um perfil com 2.500 seguidores, alcançar um número de 20 a 30 pessoas nos stories era algo absurdo. A cada dia tentava me esforçar mais, mas parecia que nada adiantava. Isso me trouxe muita ansiedade e resolvi me afastar por um tempo.
A decisão de recomeçar
Em outubro iniciei um curso chamado O Novo Mercado e ele mudou minha visão de diversas formas. Ainda assim, eu sentia que precisava de um recomeço e foi então que migrei de Dica Literária para Leticia Mateuzi.
A causa foi que eu não fazia ideia se a dona anterior do perfil havia usado alguma automação ou mesmo compra de seguidores e isso afeta, de certa forma, o engajamento. Perguntei no grupo do curso se eles cogitariam recomeçar. Muitos me disseram que chegaram a largar um perfil com mais de 32 mil seguidores e recomeçaram obtendo mais engajamento com poucas pessoas.
Isso foi o ápice para a minha decisão.
A intenção era transformar o meu perfil em algo mais pessoal, onde um nome fantasia não me prendesse a assuntos, mas me libertasse para criar outros conteúdos que não envolvessem apenas literatura. Avisei aos meus seguidores e cerca de 5% deles migraram junto comigo e me senti feliz e realizada por isso.
O novo perfil no instagram e a melhora no engajamento
Neste novo perfil, tive a possibilidade de fazer novas escolhas e mondá-las da forma como eu quis. Acrescentei temas, como: fotografia, Canva, dicas etc. E é claro que o foco principal continuou sendo os livros, mas não me limitei apenas a este assunto.
Mesmo que ainda no início, reparei que mais pessoas chegavam a mim e com o tempo meu engajamento estava dentro do padrão considerado normal. Isso me deixou muito animada, pois foi uma prova de que fiz a escolha certa.
Outro ponto que me ajudou bastante foi falar sobre as minhas experiências com o bookstagram no meu canal no Youtube e também adentrar na carreira como escritora de romances. Muitos dos meus seguidores chegaram até mim através dos meus vídeos e dos meus livros lançados no Kindle pela Amazon (quer conhecê-los? clique aqui).
Ou seja, você não precisa depender apenas do Instagram para divulgar seu trabalho. Use o que puder a seu favor.
Concluindo, vale ou não a pena recomeçar?
Creio que isso vá da experiência e intenção de cada pessoa, mas para mim valeu muito a pena.
O ideal é que você analise os prós e os contras antes de tomar qualquer decisão. Não faça na base da emoção, porque isso nunca dá certo. Crie um planejamento já pensando em quais escolhas fará dentro do seu novo espaço: quais assuntos abordar, como fazê-lo, quais formatos utilizar, qual o assunto principal etc.
Conheço perfis que tiveram muitos problemas de engajamento e conseguiram atravessar essa barreira sem precisar criar uma nova conta, porém tem casos como o meu e de outros, em que esta foi a melhor escolha. Então avalie sua situação e veja o que é melhor para você.
Um grande abraço.
Anne
Ei Letícia, eu tbm estou com muita dificuldade em engajar e conseguir mais seguidores, apesar de postar com certa frequência. Eu investi um pouco do tempo nos reels, e também não surtiu efeito. Não sei se é porque antigamente meu IG literário era meu IG pessoal.
Ando bem desanimada com o instagram.
Bjs
Boa semana
Literatura Estrangeira
Luana
Não estou no Instagram, apenas no tiktok nesse momento, medo de não dar conta de duas plataformas simultaneamente, mas no tiktok tenho tido muita dificuldade de alavancar o alcance, queria muito dar certo mas enquanto alguns estão com um bom alcance o meu não tem tido os resultados que preciso para monetização, nem de visualização nem de seguidores o que desanima, apesar de estar estudando e trabalhando em conteúdos atrativos ainda tenho muita dificuldade
Leticia Mateuzi
Te entendo perfeitamente.
O melhor que você pode fazer é analisar quais conteúdos você criou que tiveram um bom alcance e entender o que funcionou. Também é bom avaliar o que mais tem chamado atenção de outros leitores e como você pode deixar do seu jeito.