Misture arte, suspense, romance, Monet e uma bela comuna chamada Giverny: o resultado é o livro Ninfeias Negras de Michel Bussi. Essa é uma história surpreendente que irá te prender do início ao fim, assim como fez comigo. Quer conhecer mais sobre ele? Embarque nessa viagem comigo.
Uma sinopse misteriosa que não saia da minha cabeça
A primeira vez que vi o livro Ninfeias Negras, estava trabalhando na livraria e tinha acabado de chegar pilhas e pilhas dele. A capa me chamou a atenção, enquanto arrumava a mesa que ficava como vitrine da loja. Ao ler a sinopse, coloquei o livro de volta no topo da pilha e fui fazer outras atividades.
Mas aquela história não saia da minha cabeça e como era lançamento, estava com um valor alto, por isso resolvi esperar para comprar. Por pura sorte, semanas depois uma representante da editora Arqueiro foi apresentar as novidades para os livreiros e este livro estava no meio dos brindes. Obviamente que o escolhi entre os outros.
Busquei resenhas na internet, mas ainda não havia muitas informações, apenas sobre os prêmios que o livro ganhou e o quão era sagaz. Minhas expectativas estavam altas para a leitura. E todas foram supridas.
Sinopse
“Giverny é uma cidadezinha mundialmente conhecida, que atrai multidões de turistas todos os anos. É nesse cenário que um respeitado médico é encontrado morto, e os investigadores encarregados do crime se veem enredados numa trama em que nada é o que parece à primeira vista.
Como numa tela impressionista, as pinceladas da narrativa se confundem para, enfim, darem forma a uma história envolvente de morte e mistério em que cada personagem é um enigma à parte – principalmente as protagonistas.
Três mulheres intensas, ligadas pelo mistério. Uma menina prodígio de 11 anos que sonha ser uma grande pintora. A professora da única escola local, que deseja uma paixão verdadeira e vida nova, mas está presa num casamento sem amor. E, no centro de tudo, uma senhora idosa que observa o mundo do alto de sua janela.”
História com diversas visões e relatos
Não basta Ninfeias Negras ser um suspense, ele precisa ter diversas visões diferentes sobre a mesma história. O livro conta com personagens diferentes narrando cada capítulo. As principais narradoras são as três mulheres que tem uma participação importante conforme a história avança.
Os investigadores trabalham e se esforçam, mas a cada passo parecem estar mais distantes da verdade. A princípio, o leitor se sente perdido junto com todos os personagens. Você cria rancor de uns e carinho (com uma dose de suspeita) por outros.
No fim, todos se encaixam perfeitamente. O livro é único, então não precisa se preocupar se terá ou não continuação, pois é uma história fechada. Conheça seis filmes incríveis que são adaptação de livros. Clique aqui e saiba mais.
Um suspense bem construído: tanto em sua história, quanto em descrever o local.
Uma coisa posso dizer com certeza: Ninfeias Negras te surpreende no final. É imprevisível e nenhuma ponta fica solta. O livro é “redondinho”.
O suspense é bem construído e além de imprevisível nos dá uma aula de arte em detalhes. O autor detalha a cidade de Giverny com uma precisão impressionante. Após finalizar minha leitura, fui ao Google Imagens conferir fotos dos locais em que a história se passa. É fascinante como ele conseguiu colocar em palavras toda a beleza do lugar. Logo no início do livro tem uma nota do autor informando que tentou ser o mais detalhista possível quanto a cidade. Michel Bussi está de parabéns, pois cada palavra foi narrada com perfeição.
Monet, Monet e mais Monet.
Por se passar na cidade em que Monet viveu, o livro dá uma atenção especial (e até um pouco exagerada, ouso dizer) para a história do pintor e suas artes. Existe um momento na história em que os alunos da escola local vão visitar a antiga casa do pintor e tudo é descrito com precisão. Monet foi um grande pintor e sua história é, de certa forma, importante para os acontecimentos no livro. Ninfeias Negras é uma homenagem a arte do pintor, assim como uma história audaciosa e original.
Confira 4 livros de romance de época que você precisa conhecer: clique aqui e saiba mais.
Se você ama um bom suspense, esse é o livro ideal.
Para os amantes de suspense, como a Garota no Trem, esse é o livro ideal. Ele é totalmente fora da minha zona de conforto e terminei a leitura de boca a aberta. Literalmente. Foi impossível não dar nota máxima para essa história. Ninfeias Negras é o livro ideal para quem quer ler algo diferente e incrível.
Gostou da história? Garanta o seu exemplar ou e-book na Amazon clicando aqui.
Um grande abraço.
Leave a Reply