Finale da Trilogia Caraval da autora Stephanie Garber traz um final incrível, cheio de revelações e surpresas. E, quando finalmente a versão traduzida veio para o Brasil, pude encerrar a leitura desta história maravilhosa.
Sinopse do livro Finale:
“Dois meses se passaram desde os últimos eventos: os Arcanos foram libertados de um baralho de cartas, o trono foi reivindicado por Lenda e o rapaz por quem Donatella Dragna se apaixonou de fato não é real.
No atual cenário há vidas, impérios e corações em jogo. E a jovem Tella precisará decidir entre confiar no mestre do Caraval ou em um antigo inimigo. Enquanto isso, sua irmã Scarlett também tem uma missão importante: fazer o impossível após descobrir um segredo que pode mudar sua vida. Até mesmo Lenda vai precisar fazer uma escolha que o transformará e o definirá para sempre.
Não há mais Caraval, mas é possível que o jogo mais importante de todos tenha apenas começado. Só que desta vez, não há expectadores: existem apenas aqueles que vão vencer e os que perderão tudo.
Finale é a conclusão arrebatadora de uma série que ficará para sempre na memória e no coração dos leitores.”
Quer aproveitar e garantir o seu exemplar? Então clique aqui e tenha o seu!
Conheça os outros livros da trilogia Caraval antes de Finale
A trilogia de Stephanie Garber conta com os livros anteriores: Caraval e Lendário.
No blog tem a resenha do primeiro livro Caraval, assim como um vídeo com 5 motivos (mais um bônus) para embarcar nesta leitura mágica. Confira:
Já sobre o segundo livro Lendário, infelizmente não tenho resenha no blog. Na verdade, li este livro em 2021 e na época, creio eu, estava com o blog parado por um tempo, por isso não tem um post completo aqui. Até pensei em escrever uma resenha recentemente, contudo não me recordo dos detalhes do livro, então não seria justo.
Porém, não se preocupe. Tenho uma resenha curta e objetiva no meu perfil do instagram, onde conto um pouco sobre como amei fazer essa leitura. E, se tem algo que me lembro, é que foi bastante surpreendente, com várias partes cheias de plot twist. Confira a resenha aqui!
Livro Finale da trilogia Caraval é uma aventura inesperada que esbanja magia.
Os primeiros livros foram lançados pela editora Novo Conceito, mas, por razões das quais desconheço, todo fã de Caraval passou ANOS cobrando a editora para trazer a tradução do último livro. Não me recordo se eles chegavam a responder, mas me lembro que a espera foi frustrante.
Até que a editora Gutenberg ficou com os direitos do livro e relançou os dois primeiros junto com o terceiro, então, finalmente, pude ter em mãos o final desta trilogia que tanto adorei conhecer. Porém, antes disso, eles lançaram o primeiro volume de outra trilogia da mesma autora, Era Uma Vez Um Coração Partido, e, antes de ler o Finale fui ler este, pensando que não seria uma espécie de continuação.
Só que eu estava muito enganada e acabei tomando um spoiler tão grande que fui obrigada a parar a leitura (por sinal, agora que finalmente terminei de ler o Finale, recomecei esta outra aventura).
Finale da trilogia Caraval me impressionou de várias formas. Quando terminei o segundo volume, Lendário, acreditava que a história seguiria por um caminho específico, mas foi totalmente o oposto. O livro traz muitas surpresas e grandes perigos para os personagens que aprendemos a amar.
O livro Finale da trilogia Caraval trouxe um final a altura?
Para mim, sim! Confesso que até o meio do livro achei a história um pouco arrastada, não parecia que levaria a um encerramento empolgante, mas, por sorte, eu estava errada. Da metade para o final, o livro começa a pegar fogo!
Surgem mistérios, romances não correspondidos, mortes, revelações chocantes e incertezas de como tudo poderá terminar bem. Como eu disse um pouco acima, tomei um spoiler muito importante, era praticamente a revelação do destino de uma das irmãs, e isso me deixou louca! Afinal, detesto spoilers. Mas, o fato é que mesmo sabendo como a personagem terminaria, eu não fazia ideia de como isso aconteceria, então consegui seguir a leitura sem nenhum problema.
Finale da trilogia Caraval me surpreendeu, pois eu não esperava que uma história que começou com protagonistas tendo o simples desejo de conhecer o Caraval e se divertir, as levasse tão longe para destinos que elas nunca sonharam.
Aliás, se quiser falar sobre livros na internet, mas não tem ideias de conteúdo, vem que te dou algumas dicas!
Finale da trilogia Caraval traz algumas revelações importantes.
No último livro podemos entender melhor sobre alguns pontos, como por exemplo, sobre a mãe das protagonistas que as abandonou ainda pequenas. A história dela não é contada de forma completa, na verdade, fica um ar de mistério, contudo, detalhes importantes são revelados e são eles que levam as personagens a seus destinos finais.
Ainda assim, o livro é mais lento do início até a metade. Mas, há algo que acontece envolvendo a mãe de Scarlett e Donatella que, na minha opinião, poderia ter sido mais… marcante. Ou mais chocante. Porém, não senti que o momento trouxe a emoção que deveria, ainda mais depois de tudo que aconteceu no livro anterior.
Obviamente não direi o que é, mas talvez você entenda sobre o que estou falando após fazer a leitura.
Finale conta com a presença dos Arcanos e seus poderes terríveis.
Neste livro os Arcanos finalmente acordam e querem assumir o poder sobre as pessoas novamente. Cada um tem um poder mais terrível e perigoso que o outro, o que ameaça toda Valenda.
Porém, vou confessar que esperava um pouco mais dos Arcanos. Eles são realmente o que se dizia nos livros anteriores, mas, talvez pela história ser narrada nas visões da Scarlett e Donatella (sim, os capítulos são divididos entre as duas), não tinha como saber os detalhes de todas as maldades que os Arcanos cometeram. Ainda assim, do pouco que é dito, sabemos que eles não possuem controle algum sobre seus desejos e impulsos.
De todos os livros, este mostra a magia de forma mais “real”. O que quero dizer, é que como nos livros anteriores o foco ficava nos jogos do Caraval, onde tudo só acontecia dentro do evento, neste você acompanha a magia fora de um “ambiente fechado”. Existem seres imortais e atemporais, seres com poderes místicos e outros que sequer tinham conhecimento de que possuíam poderes.
Parece mais palpável, entende?
A trilogia Caraval vale a pena ser lida.
Na minha vida de leitora não li muitas fantasias. Sempre gostei mais de romances, mas me lembro que ouvia falar tão bem destes livros que acabei não resistindo. Ainda bem!
A trilogia Caraval é perfeita para quem é apaixonado por história de magia, seres poderosos e ambientes onde tudo parece ser possível. Desde o primeiro livro fiquei fascinada com o Caraval e queria participar do evento mesmo com seus mistérios e surpresas oblíquas.
Então, mesmo que você não tenha tanta experiência com livros de fantasia, pode começar por este sem medo, pois é uma história envolvente que irá te prender e surpreender até o final.
Para a minha sorte, agora tenho em mãos os três livros de Era Uma Vez Um Coração Partido, então vou continuar neste universo por um tempo e é claro que em seguida virei contar tudinho para vocês!
Um grande abraço!
Leave a Reply