Como fã dos livros e dos filmes do universo de Jogos Vorazes, não é muito difícil saber a minha opinião. A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes estreou oficialmente no Brasil dia 15/11 e, sim, vale a pena assistir no cinema.
Do que se trata A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes?
O filme é baseado na prequela escrita por Suzanne Collins, autora da trilogia Jogos Vorazes. Contudo, ao contrário dos livros anteriores que contam a história de Katniss Everdeen rumo a liberdade de Panem, em A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes acompanhamos a juventude do futuro presidente, Coriolanus Snow.
Após a guerra, a Capital ainda está se reerguendo e resolve convocar os alunos da Academia para serem mentores dos tributos na 10º edição dos Jogos Vorazes. Dentre eles está Snow, um jovem de 18 anos que esconde de todos o quanto sua família está na miséria.
Esperançoso em ganhar uma vaga na universidade com todos os estudos pagos, Snow se envolve além do permitido após conhecer Lucy Gray Baird, sua tributo do Distrito 12.
Com muitas reviravoltas, o livro nos mostra os pensamentos, ações e reações daquele que será o futuro e cruel, presidente de Panem.
Garanta um exemplar do livro aqui!
O filme A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes é fiel ao livro?
Na medida do possível, sim. Diferentemente dos filmes que contam com o protagonismo de Jennifer Lawrence, neste, o livro foi adaptado de forma mais direta, rápida, com direito a algumas mudanças de ordem ou importância.
A essência da história está presente, porém, como o livro tem quase 600 páginas, a adaptação de quase 3 horas precisou comprimir muitos acontecimentos e reviravoltas em um único filme.
O que para mim, foi um erro. Pois, ao contrário do Esperança, que não tinha a mínima necessidade de ter sido dividido, A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes deveria ter sido feito em dois filmes, pois tem muito conteúdo e muitas mudanças no decorrer da história que precisavam de mais atenção.
Porque vale a pena ler A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes. Confira aqui!
Mas, vale ou não vale a pena assistir no cinema?
Se você já é fã dos livros e dos filmes, aconselho a assistir, caso contrário, é possível que não consiga captar ou mesmo entender o todo.
Digo isto, pois tive o desprazer de ver alguns vídeos reclamando do filme, deixando claro que entenderam a história de forma totalmente equivocada. Por isso, meu conselho é que você só vá ao cinema se realmente gosta deste universo, tendo lido o livro ou não.
Pontos positivos e negativos da adaptação.
Positivos:
- O elenco está excelente. Cada um dos atores foi uma escolha certeira. Combinaram perfeitamente com os personagens.
- Para quem leu o livro, provavelmente vai se encantar com as músicas.
- A ambientação, apesar de não ser tão vasta, te leva perfeitamente para o universo distópico, além de trazer nostalgia em referência aos outros filmes.
- A essência da história está presente e é fiel ao livro dentro do limite.
Negativos:
- Um único filme não foi o suficiente para entregar toda a carga dramática que o filme precisava.
- Para mim, as cenas que mais precisavam de impacto, foram mostradas rápido demais.
- O relacionamento de amizade (se é que pode se chamar assim) do Snow com Sejanus não foi muito bem trabalhado.
- Dependendo o momento parece haver cortes bruscos de uma cena para outra.
Conclusão: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes é um bom filme?
Sim, é um ótimo filme. Ao contrário do que alguns críticos disseram, não acho ele melhor do que o Em Chamas que, para mim, é incrível. Apesar desta comparação, o filme ficou ótimo e é um deleite, além de um presente para todos os fãs dos livros do Jogos Vorazes.
Leave a Reply