Recentemente comprei uma nova estante de livros e, entusiasmada, corri para o Pinterest a fim de encontrar inspirações de organização. Se esse também é o seu caso, continue a leitura!
Minha saga com estantes de livros
Eu já tive vários tipos de estantes. A primeira não era uma estante, mas praticamente a transformei em uma, era uma daquelas mesas de computador populares nos anos 90 (parecida com a do exemplo abaixo). Eu costumava deixar meus cadernos e afins nessa mesa, até que a quantidade de livros começou a crescer e já não cabia mais nada. Fui obrigada a migrar para uma estante maior.
Depois da mesa, meu pai mudou os livros dele de lugar e liberou para mim um espaço na estante que ele havia criado. Sim, ele pegou algumas madeiras velhas e fez uma estante – algo que na época ele fazia com frequência 🙂 -, e então a minha quantidade de livros só aumentou.
No fim, a estante toda foi ocupada pelos meus livros por um bom tempo. Até que pude realizar o sonho de ter uma bem grande, branca e cheia de nichos.
Leia também: Quer falar sobre livros na internet, mas não sabe qual rede social escolher? Vem que te ajudo.
O triste destino da minha estante de livros dos sonhos
Anos atrás eu acompanhei o canal de uma garota chamada Gabi Grativol (infelizmente o canal não existe mais). Ela fazia vários DIY’s incríveis com temas geek e literários, e durante esse período ela gravou um tour por sua estante de livros que virou imediatamente o meu sonho de consumo.
Fiquei por um tempo “caçando” uma estante igual – e não tão cara – até que finalmente achei no site da Mobly.
Levou cerca de dois ou três meses para chegar, mas quando ela finalmente foi montada fiquei muito mais do que extasiada. Era um sonho realizado, pois a minha estante antiga já estava entortando as prateleiras e eu sempre quis uma da cor branca.
Nada poderia estragar isso, certo? Errado.
A casa em que meu marido e eu estávamos morando se encontrava em reforma e por isso fomos obrigados a mover a estante de lugar. Tiramos todos os livros e levamos ela para o outro cômodo. Vazia, ela parecia bem instável, principalmente porque a parte de trás era aberta, não havia qualquer proteção, apenas os nichos abertos com vista para a parede do outro lado. Enfim, no final das contas o pedreiro disse para voltar a bendita estante para onde estava, pois ele usaria o outro espaço primeiro. Mesmo insegura, lá fomos nós de novo mover a dita cuja. Na época eu estava grávida do meu primeiro filho e me lembro de ir numa consulta médica e depois visitei minha mãe. Enquanto conversava com ela, recebi mensagens do meu marido com pedidos desesperados de desculpas mais a seguinte imagem:
Na hora não tive reação. Para ser sincera, para evitar qualquer pensamento louco de tristeza ou raiva, apenas disse a mim mesma: “É só um bem material. Você pode comprar outro depois. Essas coisas acontecem.”. Isso me ajudou, mas confesso que só fui sentir a dor da perda da minha tão desejada estante meses depois – e raiva também por causa do material horrível com o qual os móveis são feitos hoje em dia para quem não pode pagar 10 mil reais em madeira de verdade -, e para ser honesta, sinto até hoje.
Apesar de tudo, meu pai foi até em casa e salvou o que restou dela. Não foi a mesma coisa, mas sou muito grata por ele ter montado minha estante de novo. Ao menos ainda pude contar com um lugarzinho para guardar meus livros.
Nova fase, nova estante de livros
Quase um ano depois tivemos que nos mudar para longe e como nosso lar, pela primeira vez, não seria em uma casa, mas sim em um apartamento, fui “obrigada” a não trazer minha estante. O que acontece é que o apartamento conta com alguns móveis embutidos, o que dificultou muito a organização dos nossos móveis. Com isso, tivemos que nos livrar de várias coisas e comprar novas, incluindo uma estante que está para chegar!
Ela não é nem de longe tão grande e espaçosa quanto a dos meus sonhos passados, mas já é um começo. E como garanti alguns livros novos na Feira da Unesp, já terei um cantinho para guardá-los com cuidado.
Agora que já contei a minha saga das estantes, vamos as inspirações.
Inspirações de organização dos livros
Se você está pensando em reorganizar sua estante ou de repente também comprou uma nova, vejamos algumas ideias fofas para guardar os livros. A estante que comprei tem 2m de altura e 70cm de largura, então fiz algumas pesquisas para me inspirar.
Todas as imagens foram baixadas do Pinterest e os direitos autorais são de seus respectivos donos :).
Nessa primeira foto podemos ver que a organização não foi feita do jeito tradicional com todos os livros em pé, mas há alguns deitados para aproveitar ainda mais o espaço da estante, além do carrinho organizador que é uma ótima alternativa quando o espaço da sua casa não for tão grande para uma nova estante.
Para quem tem poucos livros para completar toda a estante, a melhor alternativa é investir em itens fofos de decoração. Visualmente fica muito agradável e dá um charme a mais do ambiente, principalmente se as cores contrastarem.
Organize sua estante de livros do seu jeito
No fim das contas, todo leitor dá aquele toque pessoal e único na organização dos livros, seja na ordem dos mesmos ou na decoração. O importante é você se inspirar e deixá-la com a sua cara.
Agora, me conta, como você organiza a sua estante de livros? E, caso não tenha uma, me fala conta mais sobre o seu cantinho literário.
Um grande abraço!
Leave a Reply