Quem cria conteúdo literário na internet já deve ter pensado que ao finalizar a resenha de um livro não terá mais nada para falar sobre ele. Mas isso não é verdade. Um único livro pode ser a inspiração para vários outros conteúdos. Quer saber como? Continue lendo.
Acumulando ideias de conteúdo literário
Algo que facilita a vida do criador de conteúdo é ter um espaço com diversas ideias. Não é todo dia que estamos com disposição para sermos criativos, por isso ter ideias anotadas é o melhor meio de evitar momentos assim.
Se você ainda não sabe como fazer isso, sugiro que leia este post: 20 Ideias de conteúdo para o seu bookstagram. Além de te entregar algumas ideias prontas, também te ensino como acumular ainda mais.
Porém se você precisa de algo mais completo, tenho uma seleção com 50 artes editáveis no Canva feito especialmente para o bookstagram junto com 50 títulos de conteúdo para você arrasar na hora de postar. O Pack Bookstagram é perfeito para poupar tempo, além de que cada ideia de conteúdo pode ser reaproveitada com diversos livros e até mesmo em formatos diferentes, como post carrossel, reels etc.
Pensando em criar um bookstagram e não sabe por onde começar? Assista a essa sequência incrível de vídeos e comece agora mesmo!
Criando conteúdo para um único livro
Para sabermos como criar conteúdo literário com um único livro, vamos usar de exemplo o livro Caraval da autora Stephanie Garber (Garanta o seu exemplar aqui). Essa fantasia fantástica não pode ser usada apenas para um único post, por isso vou mostrar algumas sugestões interessantes para você aproveitar.
A primeira e mais óbvia: resenha
Bom, o mais comum é finalizarmos uma leitura e trazermos para os nossos amigos leitores o que achamos da história. Creio que resenha é algo essencial, pois muitos de nós nos interessamos por livros que nunca ouvimos falar, e graças ao relato do leitor, essa literatura pode entrar em nossa lista de desejados.
Foi exatamente o que aconteceu comigo em relação a este livro. Eu nunca tinha ouvido falar do Caraval, mas eram tantos bookstagrammers citando e adorando a história que acabei sendo influenciada e me apaixonei igualmente. Inclusive, tem resenha dele aqui no blog.
Por isso, creio que a resenha é importante, mesmo que não seja obrigatória.
Cite alguns motivos para convencer o seu público a fazer essa leitura
O tipo de post que mais gosto de fazer, é o que chamo de “5 motivos”. Na grande maioria das vezes, apenas uma simples resenha não convence alguém a ler determinado livro, mas quando você traz algumas razões para persuadi-lo, isso pode funcionar.
Em relação ao Caraval, fiz um vídeo no meu canal contando 5 motivos (mais um bônus) para convencer as pessoas a investir nessa leitura:
Compartilhe as suas frases favoritas do livro
Se você tem o costume de fazer marcações, seja no livro ou em um local separado (como um caderno ou bloco de notas), que tal contar para os outros leitores quais as frases que você mais gostou? Esse também um meio de “dar um gostinho” do que a pessoa pode esperar ao ler a história.
Quais são os seus personagens favoritos e o porquê
Quem, enquanto está lendo, não faz aquela listinha básica de personagens prediletos? Sempre tem aqueles que chamam mais a nossa atenção, seja por identificação ou simplesmente por gostar. Mesmo que seja apenas um, conte para os outros leitores os motivos que te levaram a gostar tanto daquele personagem.
Aproveite esse livro e indique outros parecidos
Você já viu aquelas postagens com o seguinte título: “Se você gostou do livro X, vai amar o livro Y”? É exatamente disso que estou falando. Aproveite para indicar outros livros que sejam da mesma pessoa que escreveu ou, no caso do Caraval, de gêneros parecidos.
Para quem já teve uma boa experiência de leitura, este pode ser o post ideal para que ele possa adentrar em novas histórias.
Concluindo: um único livro pode render boas ideias de conteúdo
Além dessas ideias citadas, você pode indicar filmes ou mesmo séries que se aproximem do universo exemplificado no seu post. Seja qual for o gênero literário que você escolher, mergulhe em novas possibilidades de ajudar o seu público, não a apenas conhecer a sua última leitura, mas também de embarcar em novas.
Viu como não é difícil criar conteúdo literário com um único livro? Aproveite e coloque várias ideias em ação.
Leave a Reply