Existem 4 erros comuns na hora de tirar foto para o bookstagram. Eu já cometi esses e outros erros, mas eles não são difíceis de resolver. Para que não aconteça o mesmo com você, vou te mostrar como evitá-los.
Não pense que fotografia é só apertar um botão.
Muitas pessoas pensam que para tirar uma ótima foto basta ter um celular de última geração, mas não é assim que funciona. E, provavelmente, se você entregar uma câmera profissional na mão de uma pessoa totalmente alheia ao universo fotográfico, é capaz dela sequer saber qual dentre os vários botões é o certo para tirar a foto.
Ou seja, não, não basta apenas apertar um botão.
Para evitar cometer erros comuns na hora de tirar uma foto para o seu bookstagram, é preciso analisar alguns pontos importantes que farão toda a diferença no resultado final. Desde a ambientação até a altura em que o seu celular ou câmera está posicionada.
Aliás, se você está começando a falar sobre livros na internet, mas ainda não sabe qual rede social usar, se o Instagram ou outra plataforma, dê uma lida neste artigo, pois ele pode te ajudar.
Sem mais delongas, vamos aos erros.
4 erros comuns na hora de tirar foto.
Escolhi compartilhar com você apenas estes erros, porque uma vez corrigidos, com certeza sua foto para o bookstagram vai melhorar bastante. É claro que não basta só isso, é preciso treinar o seu olhar e pesquisar referências para sempre crescer na fotografia, ainda assim, evitar estes erros é importantíssimo.
Não aproveitar a luz natural na hora de tirar foto.
Para quem não tem um estúdio com aqueles equipamentos incríveis que trazem todo tipo de luz, a luz natural precisa e deve ser a sua melhor amiga.
Não importa o celular que você tenha, ele pode até tirar fotos lindas no escuro, mas o fato é que quanto mais luz natural atingir o ponto que você quer fotografar, melhor! Escolher uma mesa próximo a uma janela ou mesmo usar a sua cama como apoio na hora de fotografar faz toda diferença. Evitar este erro vai te ajudar a melhorar a qualidade da sua foto, pois quanto mais luz natural, mais nítida a foto tende a ficar.
Assim você não precisa gastar com equipamentos e nem depender apenas da luz do cômodo para deixar os seus livros maravilhosos na foto.
Essa foto, por exemplo, não tem nenhum tipo de luz artificial, usei apenas a luz natural que vinha da janela do quarto. Posicionei os itens na cama de um modo a destacar os itens do combo mais o livro e os deixei em um ângulo de 45° graus de frente para janela. O resultado é uma foto clara e agradável.
Não ajustar o ângulo é outro erro comum.
Algo que vejo com uma frequência absurda é o erro na hora de ajustar o ângulo. Por exemplo, o que mais vejo são fotos que deveriam manter traços de móveis, objetos ou plano de fundo reto, na horizontal ou vertical, mas que terminam na diagonal, dando uma péssima sensação de foto “mal tirada”.
Além de saber exatamente o que você deseja que apareça na sua foto, é imprescindível que o ângulo esteja ajustado. É claro que dependendo a perspectiva da foto, não é necessário que tudo nela esteja na horizontal ou vertical, contudo, o ideal é fazer esta alteração de um modo que ao menos haja algum ponto de partida que traga harmonia a imagem.
Exemplo:
Ignorar o ponto de foco.
Outro erro clássico é o de ignorar o foco. Foco é importantíssimo para que a pessoa olhe exatamente no ponto que você quer. Por exemplo, se você fotografou um livro, mas o foco saiu na decoração, o meu olhar até pode ir na capa do livro, mas ao perceber o desfoque automaticamente busco pela área mais nítida, ou seja, na decoração.
Com ajuda da luz natural, do ajuste do ângulo e do foco, sua foto vai sair com a nitidez que você precisa. Errar no foco e acertar em todo o resto também não ajuda, pois você deve se lembrar que o foco serve para atrair o olhar diretamente para onde você quer.
Exemplo:
Se você está precisando economizar tempo e não consegue ficar horas criando artes no canva, criei uma seleção de 50 designs editáveis para o seu bookstagram. E, além de tudo, você terá acesso à 50 títulos de conteúdo para arrasar no seu perfil. Venha conferir!
Errar ao não prestar atenção no plano de fundo.
Esse erro entra no enquadramento, pois não adianta deixar um ângulo reto ou em boa perspectiva, se a fotografia capta itens que não deveriam estar ali.
Me lembro de uma vez que vi uma foto onde a pessoa estendeu uma toalha no chão, colocou toda a decoração, o livro etc e tirou a foto, porém ela não cortou a imagem na hora da edição, ou seja, eu não precisava saber que o livro e todo o resto estavam no chão em cima de uma toalha.
Cuidado com o plano de fundo, pois muitas vezes você pode deixar passar algo que não queria que vissem, mas ela acaba aparecendo.
Evite mais erros sendo detalhista na hora da edição.
Depois de corrigir todos esses erros, seja ainda mais cuidadoso na hora da edição, pois é nela que você pode corrigir um enquadramento torto ou até trazer ainda mais nitidez para foto – claro que dentro do limite da foto, senão a mesma pode ficar granulada e muito feia.
Por isso a etapa da edição é de extrema importância, pois além de deixar as cores da imagem mais vivas, você pode ajustar outros detalhes que durante o processo para tirar a foto não tenha sido possível.
Se você quer aprender sobre edição no app do Lightroom dê uma olhada neste vídeo.
Corrigiu os 4 erros mais comuns na hora da foto? Agora é hora de pôr a mão na massa!
Agora que você já sabe quais são os 4 erros comuns na hora de tirar foto e como evitá-los, é hora de agir. Separe um dia e treine seu olhar, pegue referências e tire muitas fotos antes de se preparar para postar no bookstagram.
Fotografia é questão de treino, mas como você pôde perceber, com os passos certos suas fotos ficarão cada vez melhores.
Leave a Reply